16/01/2013

Clube de Geografia



O Clube de Geografia é uma experiência educativa desenvolvida pela professora Maria Helena Nascimento de Souza na escola pública Ruth Rosita no bairro do Guamá Belém/Pa. Trata-se de uma turma de alunos do 3º ano do ensino médio que participam da referida proposta, onde o objetivo Geral  é estimular o jovem estudante do ensino básico da escola pública inserir-se em experiências de pesquisas científica voltadas para a Amazônia, a fim de estimulá-los a pesquisar e construir conhecimentos sobre a realidade em que vivem, para assim comprometer-se com a qualidade de vida da realidade em que vivem.

O Clube de Geografia atualmente está constituído por uma turma com 30 estudantes do 3ª ano do Ensino Médio, uma vez por semana com três horas-aula, no horário contrário de seu turno de aula, em módulos semestrais, sob orientação da referida professora, mas com o envolvimento de outros professores já que o projeto tornou-se interdisciplinar. As disciplinas envolvidas serão: português, literatura, matemática, biologia e história. O projeto existe há dois anos. As experiências educativas que foram vivenciadas pelos alunos os ajudaram a construírem conhecimentos de uma forma diferenciada e prazerosa, o que é a meta fundamental dessa experiência. O processo de estudo, pesquisa e aprendizagem no Clube é diferente do processo do sistema oficial de ensino. A participação dos estudantes é espontânea, a produção do conhecimento é temática, de acordo com a realidade, com o interesse e a necessidades dos referidos participantes. A freqüência é garantida pela curiosidade, pela investigação e pelo espírito de iniciativa, que são os meios para a construção do conhecimento sistematizado.
A experiência do Clube de Geografia é um meio diferente de ensinar geografia, para além daquilo que o professor faz cotidianamente na sala de aula. Esse modo informal de ensinar educa o estudante para o estudo e para um olhar crítico acerca de sua realidade, por uma visão da geografia que se utiliza de conceitos de outras ciências para explicar o espaço vivido. Esse modelo de ensino ajuda a preencher lacunas e insatisfações do ensino formal oficial, o que possibilita ao estudante uma inquietação intelectual e assim estimula a tomada de decisões relevantes para sua vida cotidiana e também para a sociedade na qual está inserido.
 
Nesse contexto, o Clube de Geografia tem ajudado também esses estudantes a terem maior conhecimento sobre a realidade de sua cidade, de seu estado, do seu bairro e da região amazônica como um todo. A partir de estudos e pesquisas feitas, amplia sua compreensão acerca dos problemas e das soluções no contexto regional, o que também leva à compreensão do contexto global. Essa compreensão pode também ajudá-los a se tornarem agentes de transformação social.


Um comentário:

Anônimo disse...

egua so gatinhos